O programa Ópera Completa deste domingo (30) apresenta "A danação de Fausto”, de Hector Berlioz, uma composição musical para quatro solistas, coro e orquestra, que o compositor classificou como uma “lenda dramática”.
Para compor a ópera "A danação de Fausto", Berlioz se inspirou no poema dramático “Fausto”, de Goethe, e dividiu em quatro partes. Talvez, por possuir uma característica intermediária entre uma ópera e uma cantata (ou um oratório), a “Danação de Fausto” não foi muito bem compreendida pelo público e pela crítica, na ocasião de sua estreia, que ocorreu na Opéra-Comique em Paris, em 6 de dezembro de 1846, o que gerou certo prejuízo ao compositor. A obra teve o seu devido reconhecimento somente quando passaram a executá-la em formato de concerto. Hoje em dia, entretanto, é comum encontrarmos das duas formas, tanto em produções operísticas, quanto em salas de concertos.
Entre as passagens mais conhecidas de “A danação de Fausto”, de Berlioz, podemos destacar a “Marcha Húngara”, o “Ballet des Sylphes” e o “Menuet des Follets”, todas elas somente instrumentais. E no programa, ouça uma das principais gravações dessa ópera, vencedora do Grammy de 1982, com Kenneth Riegel, José van Dam, Frederica von Stade e regência de Sir Georg Solti.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.