O programa Ópera Completa deste domingo, em homenagem à semana das crianças, apresenta duas óperas com temática infantil: A pequena raposa astuta, de Leoš Janáček; e A Criança e os feitiços, de Maurice Ravel.
A ópera em três atos A pequena raposa astuta foi composta entre 1921 e 1923, e estreou em 6 de novembro de 1924, no Teatro Nacional de Brno. O libreto da ópera, também escrito por Janáček, surgiu de uma adaptação da novela de 1920, Liška Bystrouška, de Rudolf Těsnohlídek. Como uma das principais características das obras de Janáček, a ópera traz diversos elementos do folclore da Morávia, o que encaixou muito bem ao personagem principal - uma raposa inteligente e suas pequenas aventuras ao percorrer seus ciclos de vida. Apesar da temática nitidamente infantil e de ter sido classificada pelo compositor como uma ópera cômica, muitas vezes a obra é interpretada como uma tragédia, enfatizando alguns temas bastante sérios na narrativa, em especial a reflexão filosófica sobre o ciclo de vida e morte.
A segunda ópera do programa, L'enfant et les sortilèges (ou A criança e os feitiços), de Maurice Ravel, é composta por um ato e duas partes e possui libreto da escritora francesa Colette. Inicialmente, a ideia era compor um balé; entretanto, tanto Ravel quanto a libretista Colette concordaram que a obra se encaixaria melhor em uma opereta. Com influências de espetáculos teatrais e musicais, em especial das composições de Gershwin, a opereta A criança e os feitiços, de Ravel, foi finalizada em 1925 e estreada em 21 de março no mesmo ano, no Teatro de Ópera de Monte Carlo.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.