Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Miriways, de Telemann, é a ópera de destaque deste domingo

Ópera Completa traz uma recém-lançada gravação, com André Morsch, a Academia de Música Antiga de Berlin, sob a regência de Bernard Labadie

Ópera Completa

No AR em 03/10/2020 - 14:01

O programa Ópera Completa deste domingo (4) apresenta a gravação mais recente da ópera barroca Miriways, de Telemann

A ópera em três atos Miriways, de Telemann, possui libreto de Johann Samuel Müller, que se inspirou no livro Vida e Ações de Miriways, publicado nos anos 1720, na Alemanha. A obra faz referência a uma notícia dos jornais europeus, que relatou a história de Miriways e a conquista da cidade de Isfahan. O título Miriways vem de Mir Wais Khan Hotak, nome do chefe de uma tribo de Kandahar e fundador da dinastia Hotaki. Ele governou entre os anos de 1709 e 1738, em uma vasta área que abrangia o Afeganistão e a Pérsia. 

A ópera, portanto, traz uma coloração que remete à Europa Oriental, em especial à sonoridade Persa, como a presença da percussão no coro e das bandas musicais que existiam entres os Janízaros do Império Otomano. A estreia de Miriways, de Telemann, ocorreu no Teatro de Ópera de Gänsemarkt, em Hamburgo, em 26 maio de 1728. 

No programa, confira uma apresentação ao vivo do Festival Telemann de Hamburgo de 2017 (que homenageou os 250 anos da morte do compositor). A gravação foi lançada recentemente, em maio de 2020, com o barítono alemão André Morsch no papel principal, a Academia de Música Antiga de Berlin, sob a regência de Bernard Labadie. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM

Tags:  Miriwyas

Criado em 03/10/2020 - 14:01

Mais do programa