Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Il Paria”, de Gaetano Donizetti, é o destaque deste domingo

No programa, uma gravação, lançada em janeiro deste ano, com Albina Shagimuratova, René Barbera, Misha Kiria, e regência de Sir Mark Elder

Ópera Completa

No AR em 14/03/2021 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (14) apresenta “Il Paria”, ópera em dois atos de Gaetano Donizetti.

O drama lírico em dois atos “Il Paria”, de Donizetti, possui libreto de Domenico Gilardoni, e foi baseado no drama romântico “Le Paria” de Casimir Delavigne. Situada na Índia do século XVI, “Il Paria” é uma história poderosa e comovente de amor impossível, barreiras sociais e intolerância religiosa.


Donizetti compôs a sua vigésima ópera para o Teatro San Carlo na Itália em 1828, estreando em 12 de janeiro de 1829. Inovando ao apresentar uma proposta de música “orientalista”, o compositor buscou explorar a musicalidade considerada “exótica”, o que posteriormente chegou a ser uma tendência entre os compositores europeus deste período. 

Embora a ópera “Il Paria” não tenha obtido o sucesso que Donizetti esperava, o compositor ainda parecia estar particularmente orgulhoso de seu trabalho, reutilizando muitas das melodias de “Il Paria” em composições futuras, incluindo Anna Bolena, La romanziera e l’uomo nero. Segundo o crítico William Ashbrook, a ópera se destaca pela complexa escrita vocal (em especial para a voz de tenor), além do surpreendente uso de um quarteto no lugar do clássico Finale. 

No programa, vamos ouvir uma gravação lançada em janeiro de 2021, com o barítono georgiano Misha Kiria no papel principal e a regência de Sir Mark Elder.

 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 14/03/2021 - 11:00

Mais do programa