Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera Completa apresenta “Lakmé" neste domingo

O programa traz uma premiada gravação de 2018, com as sopranos Mady Mesplé e Danielle Millet.

Ópera Completa

No AR em 24/10/2021 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (24) apresenta Lakmé, ópera em três atos de Léo Delibes

Composta em 1882, a ópera Lakmé, de Leo Delibes, foi apresentada pela primeira vez em 14 de abril de 1883, na Opéra-Comique, em Paris. Devido à sua forma convencional, estilo exótico e riqueza melódica, a ópera obteve sucesso desde a sua estreia. Lakmé possui libreto em francês escritos por  Edmond Gondinet e Philippe Gille e é baseada na história de Théodore Pavie intitulada Les babouches du Brahamane

Situada na Índia britânica em meados do século XIX, Lakmé, assim como outras óperas francesas da época, tenta captar o ambiente do Oriente visto através dos olhos ocidentais, de uma forma bastante exótica, o que estava em voga na época. Isso ocorreu também com “urandot, de Puccini, e Aida, de Verdi. 

E entre as inúmeras passagens famosas de Lakmé, podemos destacar a ária Où va the jeune Hindoue, que também possui uma versão em italiano e é uma das preferidas para soprano coloratura, além do famoso Dueto das Flores, interpretada pelas personagens Lakme e Mallika no início do primeiro ato. O programa traz uma premiada gravação de 2018, com as sopranos Mady Mesplé e Danielle Millet, além do Coro e Orquestra do Teatro Nacional da Opéra-Comique, e regência de Alain Lombard. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 23/10/2021 - 15:40

Mais do programa