O Ópera Completa deste domingo (01) apresenta uma das gravações mais recentes de “Orfeu e Eurídice”, ópera em três atos de Christoph Willibald Gluck.
Com libreto de Ranieri di Calzabigi ,“Orfeu e Eurídice” é constituída por três atos e conta a história do cantor Orfeu, filho de Apolo, e sua viagem pelo reino dos mortos, controlado por Hades, para resgatar sua amada Eurídice. A obra teve a estreia de sua primeira versão, em italiano, no ano de 1762 em Viena, e a segunda versão, em francês, estreou em 1774 na cidade de Paris.
A ária mais conhecida de “Orfeu e Euridice” é, sem dúvidas, “Che farò senza Euridice?”, executada pelo personagem Orfeu no terceiro ato da ópera. No programa, ouça a interpretação desta ária com contratenor britânico Iestyn Davies, em uma gravação lançada em outubro de 2019. O álbum, que também conta com a soprano Sophie Bevan e a regência do maestro David Bates, recebeu diversos prêmios e foi destaque na Revista Gramophone, no BBC Music Magazine e no International Classical Music Awards.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.