Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, com Niza de Castro Tank

O elenco também conta com os solistas Manrico Patassini, Paulo Fortes, José Perrotta , além da regência de Armando Belardi

Ópera Completa

No AR em 12/06/2022 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (12) faz uma homenagem à soprano Niza de Castro Tank, com uma importante gravação, de 1959, da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. 

Niza de Castro Tank nasceu em Limeira, em março de 1931, e faleceu no último dia 24 de abril, em Campinas, aos 91 anos de idade. Tida como uma das mais marcantes vozes da história do canto lírico brasileiro, Niza começou a ter aulas de canto aos 14 anos e, com um pouco mais de 25 anos, já estreava no grande palco do Theatro Municipal de São Paulo. 

A soprano coloratura deu voz a importantes papéis de óperas como “Rigoletto”, “O Barbeiro de Sevilha”, “La Traviatta” e “A Flauta Mágica”, e ficou particularmente conhecida como uma das principais (se não a principal) intérprete de Carlos Gomes. Ela foi a primeira cantora a gravar o papel da personagem “Cecília”, da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, que será apresentada no programa.

Composta por quatro atos, a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, foi o primeiro drama lírico brasileiro a atingir reconhecimento internacional. Bastante conhecida pela sua famosa abertura, a ópera possui libreto escrito em italiano, por Antonio Scalvini e Carlo D’Ormeville, e tem como base o romance de mesmo nome, de José de Alencar. Embora de autor brasileiro, O Guarani teve sua estreia no Teatro Alla Scala de Milão, em 19 de março de 1870, e somente foi apresentado em palcos nacionais em 1880, no Teatro São José, em São Paulo.

Além de Niza de Castro Tank, a gravação também conta com os solistas Manrico Patassini, Paulo Fortes, José Perrotta, além da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e o Coro Lírico Municipal de São Paulo, sob a regência de Armando Belardi. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 05/06/2022 - 15:43

Mais do programa