Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Os contos de Hoffmann", de Offenbach, é o destaque deste domingo

Confira importante gravação com Roberto Alagna, Natalie Dessay, José Van Dam e regência de Kent Nagano

Ópera Completa

No AR em 13/04/2025 - 17:00

O programa Ópera Completa deste domingo (13) apresenta uma das óperas mais fascinantes do repertório francês: “Os contos de Hoffmann”, de Jacques Offenbach, em uma importante gravação com Roberto Alagna, Natalie Dessay, José Van Dam e regência de Kent Nagano.

Baseada nos contos fantásticos do escritor alemão Ernest Hoffmann, “Os Contos de Hoffmann” apresenta uma mistura de realismo e fantasia, conduzindo o ouvinte por três histórias de amor e ilusão vividas pelo protagonista, o poeta Hoffmann. O libreto foi escrito por Jules Barbier, baseado em uma peça que ele coescreveu com Michel Carré, inspirada nos contos do próprio Hoffmann. Essa é a última obra de Offenbach, deixada inacabada por sua morte em 1880 e completada por outros músicos. “Os contos de Hoffmann” é dos títulos mais populares do repertório operístico, principalmente por seu caráter híbrido, combinando o espírito leve da opereta com a profundidade dramática da ópera. 

 “Os Contos de Hoffmann” estreou na Opéra-Comique de Paris em 1881 e já em sua primeira récita obteve grande sucesso, assim como inúmeras outras óperas de Offenbach. A ópera é dividida em um prólogo, três atos e um epílogo, cada um retratando uma história diferente do protagonista. Essas histórias se passam em locais distintos e apresentam personagens femininas que simbolizam diferentes aspectos do amor: Olympia, Antonia e Giulietta. Embora cada ato seja dedicado a uma musa, todas se sintetizam em Stella, o grande amor de Hoffmann, mencionada no prólogo da ópera. O vilão também possui um importante papel de antagonista na ópera, aparecendo de formas diferentes em cada ato.

A música de Offenbach alterna entre trechos líricos e passagens brilhantes, com árias bastante populares como "Les oiseaux dans la charmille" (também conhecida como a ária da boneca Olympia) e o dueto da barcarola "Belle nuit, ô nuit d’amour", do terceiro ato. Esta última é a ária mais famosa da ópera e já foi utilizada em diversos filmes, como “Titanic” e “A Vida é Bela”. No programa, confira uma das gravações mais importantes desta ópera, com Roberto Alagna como o poeta Hoffmann, José van Dam como os quatro vilões da peça, e Natalie Dessay como a boneca mecânica Olympia, além da regência de Kent Nagano. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.

Criado em 11/04/2025 - 15:42 - Episódio Ópera Completa 13/04/2025

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa