Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti, é o destaque do Ópera Completa

O programa traz uma importante gravação de 1996, com o tenor francês Roberto Alagna, a soprano romena Angela Gheorghiu e regência de Evelino Pidò

Ópera Completa

No AR em 17/07/2022 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (17) apresenta uma importante gravação de “O elixir do amor”, ópera-bufa de Gaetano Donizetti. 
Composta de dois atos, o libreto de “O elixir do amor” foi escrito pelo poeta italiano Felice Romani, responsável por mais de cem libretos de óperas, entre eles o de “Norma”, “La sonambula” e “Lucrécia Bórgia”. Para escrever o libreto de “O elixir do amor”, Romani baseou-se em uma comédia de Eugène Scribe, em uma história que se passa em uma aldeia italiana do século 19. 

“O elixir do amor”, de Gaetano Donizetit, teve sua estreia em 12 de maio de 1832 no Teatro della Canobbiana em Milão. Já nos palcos brasileiros a ópera foi apresentada pela primeira vez em maio de 1844, no antigo Teatro São Pedro de Alcântara, no Rio de Janeiro. Esta ópera cômica com enredo romântico foi muito bem recebida pelo público desde o dia de sua estreia, sendo a mais executada das 65 óperas de Donizetti durante sua vida, e essa popularidade perdura até hoje.

Canções memoráveis fazem parte de “O elixir do amor”, com destaque para a conhecidíssima romanza “Una furtiva lagrima", interpretada pelo personagem Nemorino no final do segundo ato. No programa, ouça uma importante gravação de 1996, com o tenor francês Roberto Alagna, a soprano romena Angela Gheorghiu e regência de Evelino Pidò.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na Rádio MEC.

 “O elixir do amor” - capa do CD da Ópera

Criado em 13/07/2022 - 15:08

Mais do programa