Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

100 anos de Paulo Fortes: ouça “O Guarani”, de Carlos Gomes

Programa celebra centenário de nascimento do barítono Paulo Fortes, com gravação de 1959 da ópera

Ópera Completa

No AR em 05/02/2023 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (5) celebra o centenário de nascimento do barítono Paulo Fortes, com uma importante gravação de 1959 da ópera O Guarani, de Carlos Gomes. 

Paulo Fortes, o "Barítono do Brasil” (como era conhecido), gravou diversos discos e realizou numerosos concertos de câmara, garantindo a consolidação da carreira nos palcos. Considerado uma referência na arte brasileira, ele estreou profissionalmente aos 22 anos de idade, quando se apresentou em uma montagem de La Traviatta, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A partir de então, se sucederam inúmeras outras apresentações de sucesso. Paulo Fortes se tornou o artista que mais se apresentou nos palcos deste teatro, além de ter sido um dos barítonos brasileiros mais importantes de todos os tempos. 

Composta por quatro atos, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi o primeiro drama lírico brasileiro a ter reconhecimento internacional. Bastante conhecida pela sua famosa abertura, a ópera possui libreto escrito em italiano, por Antonio Scalvini e Carlo D’Ormeville, e tem como base o romance de mesmo nome, de José de Alencar. Embora de autor brasileiro, O Guarani estreou no Teatro Alla Scala de Milão, em 19 de março de 1870, e somente foi apresentado em palcos nacionais em 1880, no Teatro São José, em São Paulo.

Além de Paulo Fortes, a gravação também conta com os solistas Manrico Patassini, Niza de Castro Tank, José Perrota, além da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e o Coro Lírico Municipal de São Paulo, sob a regência de Armando Belardi. 

Criado em 02/02/2023 - 13:46

Mais do programa