Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem ao centenário de nascimento de Maria Callas

Programa Ópera Completa traz uma apresentação da grande diva greco-americana

Ópera Completa

No AR em 23/04/2023 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (23) traz mais uma edição em comemoração ao centenário de nascimento de Maria Callas. Todo mês, o programa apresenta uma gravação da grande diva greco-americana, e nesta edição, confira a ópera em dois atos “Il turco in Italia”, de Gioacchino Rossini.

O dramma buffo “Il turco in Italia” foi escrito por Rossini quando tinha apenas 22 anos, e possui libreto de Felice Romani. Inspirado em história escrita por Caterino Mazzola, a ópera traz os intrincados amores da bela Zaida, da caprichosa Fiorilla, Don Geronio e do príncipe turco Selim, em uma trama animada e divertida, cheia de reviravoltas até o final feliz. Com influências da ópera “Così fan tutte”, de Mozart, “O turco na Itália” teve sua estreia em 14 de agosto de 1814, no Teatro La Scala de Milão, mas não alcançou muito sucesso, principalmente pelas características imorais da heroína, que não agradaram muito o público europeu da época. 

“Il turco in Italia” só ganhou grande reconhecimento por volta de 1950, principalmente através da produção de Luchino Visconti no La Scala, estrelada por Maria Callas como a incorrigível Fiorilla.  A partir daí, a ópera passou a ocupar de vez o repertório dos grandes teatros operísticos, sendo, hoje em dia, considerada uma das mais famosas comédias de Rossini. 
O programa traz uma importante gravação de 1954, com Maria Callas, Nicolai Gedda, Nicola Rossi-Lemeni e a regência de Gianandrea Gavazzeni. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 23/04/2023 - 17:01

Mais do programa