O programa Ópera Completa deste domingo (06) traz “O Barbeiro de Sevilha”, ópera cômica em dois atos de Gioacchino Rossini.
Uma das óperas mais famosas de todo o mundo, “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, possui o libreto de Cesare Sterbini, inspirado na peça de mesmo nome do dramaturgo francês Pierre Beaumarchais. A ópera de Rossini foi apresentada pela primeira vez no Teatro Argentina, em Roma, no ano de 1816 com o nome de “Almaviva, ou A inútil precaução” e somente após as primeiras récitas é que “O Barbeiro de Sevilha” recebeu seu nome definitivo.
O Barbeiro de Sevilha possui umas das passagens mais conhecidas de todo o meio operístico: a cavatina "Largo al factotum", cantada por Fígaro logo no primeiro ato, quando, a um certo ponto, ele começa a repetir seu próprio nome de forma rápida e exaustiva. A música ficou muito famosa principalmente após ter sido utilizada em episódios dos desenhos animados Pica-Pau e Pernalonga.
E no programa, confira uma elogiada gravação de 1988, que foi destaque na revista inglesa Penguin Books, com o barítono Leo Nucci, a mezzo-soprano Cecilia Bartoli e a regência de Giuseppe Patanè.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.