O Ópera Completa deste domingo (30) traz mais uma edição em comemoração ao centenário de nascimento de Maria Callas, com a ópera “Tosca”, de Giacomo Puccini.
Composta por três atos, a ópera “Tosca”, de Puccini, tem libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado na peça “La Tosca”, de Victorien Sardou. Na época da produção da ópera, a Itália passava por grande tensão política, o que fez com que a sua estreia fosse adiada, por medo de um possível ataque terrorista. Felizmente, nada ocorreu na primeira apresentação, em 14 de janeiro de 1900, no Teatro Costanzi de Roma. Mesmo com certa resistência da crítica, “Tosca” alcançou um sucesso imediato de público, e se tornou uma das óperas mais gravadas e interpretadas em todo o mundo.
Puccini fez o uso de “leitmotiv" para identificar personagens, objetos e ideias, sempre com grande força dramática, que é uma das principais características desta ópera. Entre as passagens mais famosas podemos destacar as árias “Recondita armonia” e “E lucevan le stell”, interpretadas pelo personagem Cavaradossi, e “Vissi d'arte”, interpretada no fim do segundo ato pela personagem principal “Tosca”.
O programa traz uma memorável gravação com Maria Callas como Tosca, além de Giuseppe di Stefano, Tito Gobbi, Franco Calabrese e regência de Victor de Sabata.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.