Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Dialogues des Carmélites", de Francis Poulenc, é destaque do Ópera Completa

No elenco, os solistas: Jose Van Dam, Catherine Dubosc e Brigitte Fournier. Regência de Kent Nagano.

Ópera Completa

No AR em 17/09/2023 - 15:00

A edição do Ópera Completa deste domingo (17), apresenta "Dialogues des Carmélites", uma ópera composta em três atos pelo músico francês Francis Poulenc. Este trabalho, conhecido em português como "Diálogo das Carmelitas", possui tanto o libreto quanto a música criados por Francis Poulenc, sendo constituído por três atos e doze cenas entrelaçadas por interlúdios orquestrais. Foi a segunda ópera composta por Poulenc, datando de 1956, e tem como base a obra homônima de Georges Bernanos. "Diálogo das Carmelitas" aborda o horror vivenciado durante a Revolução Francesa e narra a história do martírio de dezesseis freiras Carmelitas que se recusam a renunciar à sua vocação.

Neste período de composição, Francis Poulenc havia retornado à fé católica após um período de distanciamento devido à sua orientação sexual. "Dialogues des Carmélites" foi apresentada em três versões diferentes: uma em italiano, que estreou em 26 de janeiro de 1957 no Teatro alla Scala, em Milão; a estreia da versão original, em língua francesa, ocorreu em Paris em 21 de junho de 1957; e uma terceira versão, em inglês, fez sua primeira aparição em setembro de 1957 em São Francisco. 

O programa traz uma importante gravação desta ópera, com os solistas: Jose Van Dam, Catherine Dubosc, Jean-Luc Viala, Rita Gorr, Rachel Yakar, Martine Dupuy e Brigitte Fournier, além do Coro e orquestra da Ópera Nacional de Lyon, sob a regência de Kent Nagano.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo (17), às 15h, na MEC FM.

 

Criado em 17/09/2023 - 15:05

Mais do programa