O programa Ópera Completa deste domingo (23) traz uma recém-lançada gravação da ópera barroca "Poro, re dell'Indie", de Georg Friedrich Haendel.
Constituída por três atos, "Poro, re dell'Indie" (Poros, rei das Índias) possui libreto de Pietro Metastasio e se baseia no encontro histórico entre Alexandre, o Grande, e o rei indiano Porus em 326 A.E.C. Sua estreia ocorreu em 2 de fevereiro de 1731, no King's Theatre, em Londres, onde foi recebida com grande sucesso, tendo recebido mais 16 apresentações na primeira temporada. A obra se destaca pela ênfase na relação entre Poros e Cleófide, além da grandiosidade e da profundidade emocional características da música barroca de Haendel.
“Poros, Rei das Índias” é uma obra que exemplifica o estilo operístico de Haendel, combinando a profundidade dramática dos recitativos com a beleza lírica das árias. A ópera não apenas explora temas heroicos e amorosos, mas também utiliza a música para intensificar as emoções e a teatralidade da narrativa. Entre as passagens mais conhecidas da ópera, podemos destacar a ária “Se mai più sarò geloso”, um dos momentos de ternura e introspecção no primeiro ato, e o dueto “Caro, vieni al mio seno”, que encerra a ópera com uma melodia envolvente e tocante.
O programa selecionou uma importante gravação lançada em março de 2024, com os solistas Christopher Lowrey, Marco Angioloni, Lucía Martín Cartón, o conjunto Il Groviglio, sob a regência de Marco Angioloni.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na Rádio MEC.