Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Infectologista debate o surto de sarampo no Brasil

Doenças que pareciam ter sido erradicadas estão voltando, como é o caso do sarampo. Seu contágio se dá com facilidade por transmissão direta

Ponto de Encontro

No AR em 24/07/2018 - 10:53

O Ponto de Encontro dessa segunda-feira (23) abordou o surto de sarampo que tem atingido o Brasil. De acordo com a infectologista do Hospital Universitário de Brasília (UnB), Valéria Paes, as regiões mais atingidas são os estados do Amazonas e de Roraima. Até o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, já haviam sido registrados cerca de 500 casos da doença.

O contágio do sarampo se dá com facilidade por transmissão direta. Desse modo, a pessoa infectada pode passar o vírus por meio de tosse, fala, espirros, secreções da boca ou até mesmo pela respiração. De acordo com Valéria Paes, os sintomas iniciais são febre acompanhada de tosse persistente, corrimento no nariz e irritação nos olhos. Além disso, o vírus pode atingir as vias respiratórias e até causar diarreias. Segundo a infectologista, após esses sinais, é muito comum o surgimento de placas avermelhadas no rosto, que podem progredir em direção aos pés. As manchas duram, no mínimo, três dias.

Ouça a entrevista no player acima.

O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia. Também vai ao ar aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 24/07/2018 - 11:23

Mais do programa