O Ponto de Encontro desta quinta-feira (30) conversou com o médico cirurgião e otorrinolaringologista, Marcos André de Sarvat, sobre a eficacia do mel para prevenção da tosse.
De acordo com o médico, pesquisas têm mostrado a importância do mel na prevenção dos processos virais e no alívio de tosses leves, principalmente em crianças, pela simplicidade no tratamento e pelo sabor. Ele destaca que o mel tem uma propriedade anti-inflamatória.
“Ou seja, se consegue ter uma função anti-inflamatória, reduz a sensibilidade e, portanto, tem um efeito analalgésico no sentido de reduzir a sensibilidade e a reatividade da gargante. Além disso, nutre. Uma pessoa que está em um processo inflamatório, infeccioso, que está se alimentando mal, precisa de mais energia para combater a infecção, seja viral ou bacteriana e o mel ajuda bastante", afirma.
Sarvat explica ainda que não há pesquisas que comprovem que o uso diário de mel possa prevenir gripes e infecções.
Ouça a entrevista no player abaixo:
O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia; aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.