O Ponto de Encontro desta sexta-feira (31) conversou com Ludhmila Abrahão Hajjar, coordenadora da UTI cardiológica e da Unidade Avançada de Insuficiência Cardíaca do Hospital Sírio-Libanês, sobre saúde cardiovascular da mulher.
De acordo com a médica, o risco de óbito no primeiro ano após um infarto é real e, provavelmente, a causa é um somatório de estresse físico e emocional, que remonta a importância de se cuidar da saúde cardiovascular desde a adolescência. “Nós, mulheres, devemos cuidar do nosso coração e da saúde cardiovascular desde o momento da nossa adolescência pra vida adulta, começando com uma nutrição adequada, com atividade física regular, controle periódico de fatores de riscos como hipertensão arterial, diabetes e problemas de colesterol e da gordura", alerta.
Segundo Ludhmila, é necessário atenção ao sinais comuns de infarto como dores do peito, porém algumas mulheres podem tem sinais atípicos, como náuseas e mal estar. Ouça a entrevista completa no player acima.
O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia; aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.