O Ponto de Encontro desta quinta-feira (04) conversou com Carolina Sales, ginecologista e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). Ela fala sobre levantamento inédito feito com mulheres da América Latina sobre hábitos sexuais e de saúde.
Ouça no player abaixo:
O estudo foi feito com jovens, suas mães e parceiros. O objetivo era saber o nível de conhecimento desse grupos sobre a questão sexual e reprodutiva.
O levantamento apontou que 50% das mulheres jovens e seus parceiros gostariam de ter mais informação sobre métodos contraceptivos. As mães se preocupam com a gravidez das filhas e a possibilidade de pegar alguma doença sexualmente transmissível.
"A proteção é o melhor remédio sempre", afirmou Carolina.
A análise mostrou que a mães conversam mais sobre sexo com as filhas.
As jovens não conhecem a fundo alguns anticoncepcionais, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o implante, segundo a médica.
O estudo revelou ainda que, de cada dez homens, sete já tiveram uma relação sexual sem proteção.
O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia. Também vai ao ar aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.