Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio Batuta comemora os 70 anos de Guinga na série Especiais

Com depoimentos de amigos e colaboradores, o programa mapeia o talento e personalidade do músico

Rádio Batuta

No AR em 23/01/2021 - 20:00

Uma edição inteiramente dedicada a Guinga vai ao ar no Rádio Batuta deste sábado (23). O artista, nome fundamental da música contemporânea brasileira, completou 70 anos de idade no último dia 10 de junho e recebe uma homenagem rica em relatos biográficos e participações especiais. 

Guinga, nome artístico de Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Madureira, em 1950. Em atividade desde os anos 1960, começou a compor aos 16, mas é somente a partir da década de 1990 que ganha reconhecimento como um dos maiores compositores brasileiros. Para o sábado, a série Especiais resgata fragmentos da entrevista com o músico, gravada anteriormente no estúdio do Rádio Batuta, e traz versão ao vivo da canção Meu pai.  

Participam do programa as cantoras Mônica Salmaso e Leila Pinheiro, que trazem detalhes das experiências de trabalho com Guinga. Em comentários técnicos, os violonistas Ana Paes e Paulo Aragão explicam as inspirações do artista, o diferencial dos arranjos e os motivos da grande expressão de seu violão. 

Além dos depoimentos, a edição segue um repertório que dialoga com as principais expressões da carreira, como Melodia Branca e Bolero de Satã, composição em parceria com Paulo César Pinheiro, que, junto a Aldir Blanc, forma a dupla de seus maiores colaboradores. 

Confira o repertório completo:


•    Senhorinha (Guinga e Paulo César Pinheiro) – Mônica Salmaso
•    Melodia Branca (Guinga) – Guinga
•    Igreja da Penha (Guinga) – Guinga
•    Meu pai (Guinga) – Guinga no estúdio da Rádio Batuta
•    Valsa para Leila (Guinga e Aldir Blanc) – Leila Pinheiro
•    Bolero de Satã (Guinga e Paulo César Pinheiro) – Mônica Salmaso

 

Ouça a Rádio MEC:

Rádio Batuta traz a série Especiais, com apresentação de Luiz Fernando Vianna e edição de Filipe Di Castro. Confira na noite de sábado, às 20h, na Rádio MEC e MEC FM.

 

Tags:  Guinga

Criado em 21/01/2021 - 20:00

Mais do programa