Toda quarta-feira você confere no Rádio Sociedade o quadro "Ciência no Rádio", parceria da Rádio MEC com o Observatório Nacional, uma das instituições científicas mais antigas do país, criada em 1827.
Nesta edição, o âncora Marcos Leite conversou com Cosme Ferreira da Ponte Neto, pesquisador do Observatório Nacional. Na semana em que Brasília completa seu sexagésimo aniversário, o tema não poderia ser mais apropriado: a relação do Observatório Nacional com a delimitação do chamado "centro geográfico" no qual a nova capital do país deveria ser instalada, conforme previsto na primeira Constituição republicana, promulgada em 1891.
Coube ao Observatório Nacional a execução dessa tarefa. Conheça o árduo trabalho comandado por Luiz Cruls, então diretor do Observatório, para a definição de tais limites territoriais, que incluiu uma verdadeira expedição científica ao Planalto Central brasileiro em pleno final do século XIX. Vale lembrar que, entre a decisão da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e a sua concretização, passaram-se quase sete décadas.
Ouça a entrevista no player acima.
O programa Rádio Sociedade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio MEC.
Apresentação: Dylan Araújo e equipe.