"Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu'alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!"
A estrofe acima é um trecho do poema Amor, de autoria de um dos mais representativos escritores brasileiros: Álvares de Azevedo (1831 - 1852), cujos 190 anos de nascimento são celebrados neste domingo (12).
Com uma existência que durou apenas 20 anos, Álvares deixou uma profícua produção literária que o transformou em um dos maiores nomes do gênero literário conhecido em nosso país como Romantismo, proeminente na literatura brasileira ao longo do século 19. Ele é considerado o maior nome da segunda geração de poetas românticos, que marcou uma vertente do Romantismo chamada de Ultrarromântica, marcada pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.
Para esta singela homenagem, o podcast Rádio Memória Acervo destacou um trecho do programa Prosa e Verso, veiculado em 1988 pela Rádio MEC, dedicado ao escritor.
Clique no player acima e saiba mais acompanhando as informações fornecidas por Fernanda Buarque, pesquisadora da Gerência de Acervo da EBC no Rio de Janeiro, em entrevista ao âncora Dylan Araújo.
Rádio Sociedade - a sua revista diária de Educação e Cultura, nas ondas da Rádio MEC. De segunda a sexta-feira, das 7h às 8h. Apresentação: Dylan Araújo e equipe.