Marielle Franco nasceu no dia 27 de julho de 1979 e foi brutalmente assassinada junto com seu motorista Anderson Gomes no dia 14 de março de 2018. Mulher negra, bissexual e cria da Favela da Maré, a socióloga se elegeu vereadora do Rio de Janeiro em 2016, tendo sido a quinta candidata mais votada daquele pleito, com mais de 46 mil votos. Entre suas bandeiras de luta, estavam o feminismo, os direitos humanos e os direitos da população negra, favelada e LGBTQIA+. Era uma voz crítica à intervenção federal no Rio de Janeiro e à atuação da polícia militar, tendo denunciado diversos casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de favelas e periferias da cidade do Rio.
Neste primeiro episódio, conheça um pouco da vida de Marielle. Acompanhe depoimentos da ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, Anielle Franco, e da mãe, Dona Marinete Francisco.
Ouça no player acima.
Cinco anos sem Marielle
O Rádio Sociedade transmite a série Cinco anos sem Marielle. São cinco episódios que conta sobre a vida, assassinato e legado da vereadora. O especial tem produção e texto de Carolina Barreto e trabalhos técnicos de Raphael Napoleão.
Ouça todos os episódios da série
O trabalho no mandato Marcelo Freixo