Após julgamento de embargos, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) decidiu, na noite desta segunda-feira (1º), pela cassação do mandato do governador Chico Rodrigues (PSB). A cassação ocorreu porque os juízes eleitorais constataram gastos irregulares na campanha eleitoral de 2010, como compra de itens e contratação de pessoal de forma ilícita.
Confira outros destaques da Rádio Nacional da Amazônia!
Na época da campanha, quem concorria ao pleito era o ex-governador Anchieta Júnior, que renunciou ao cargo, em abril deste ano, para concorrer ao Senado.
Com a cassação do mandato, na manhã desta terça-feira, em obediência à decisão do TRE-RR, o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Chico Guerra, foi empossado como governador interino até a posse da candidata eleita nas eleições de 2014, Suely Campos, ocupar o cargo de forma definitiva.
Em nota, a Secretaria de Comunicação do estado informou, após a decisão, que a equipe jurídica trabalharia pelos meios legais até a publicação do acórdão e que, enquanto isso, Chico Rodrigues continuaria como chefe do Executivo.
Confira, ainda, no Repórter Amazônia desta terça-feira (02):
- Conflito no Pará deixa cinco feridos.
- Rio Branco vai ganhar Zona Azul para disciplinar estacionamento de veículos nas principais vias da cidade.
- Filme conta a história de um dos religiosos mais atuantes na defesa de direitos de camponeses e indígenas no país: Dom Pedro Casaldáliga.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela Rádio Nacional da Amazônia.