Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Greve: bancários aderem a paralisação da categoria nos estados da Amazônia

Trabalhadores rejeitaram proposta da Febraban que oferece reajuste

O Comando Nacional dos Bancários decidiu, na última sexta-feira (2), que a partir de desta terça-feira (6) a categoria vai entrar em greve.

 

A decisão foi uma forma de rejeitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Febraban), que oferece reajuste salarial e de benefícios de 5,5% e pagamento de um abono no valor de R$ 2,5 mil não incorporados ao salário.

 

Na Amazônia, a categoria deve parar em todos os estados da região.

 

Os bancários da região Norte do país se reuniram com representantes do Banco da Amazônia que ofereceram a mesma proposta da Febraban e, segundo o sindicato, foi rejeitada durante a assembleia.

 

Os trabalhadores pediram ao Banco da Amazônia, além dos reajustes econômicos, a retomada do patrocínio ao plano de saúde, ajuste do ponto eletrônico, implantação imediata do plano de cargos, mais contratações e melhores condições de trabalho; mais investimentos em segurança bancária e prevenção contra assaltos e sequestros; combate ao assédios no ambiente de trabalho e mais treinamentos internos para os empregados.

 

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Amazonas, 35% das agências devem amanhecer de portas fechadas por conta da greve, no estado. Eles acreditam que as agências devem paralisar as atividades completamente, já que, segundo o sindicato, a maioria dos usuários realiza compensações, serviço que pode ser feito em caixas eletrônicos.

 

Os bancários do Pará se reúnem na noite desta segunda-feira, na sede do sindicato em Belém e nas subsedes de Marabá e Santarém para organizar a paralisação.

 

Os clientes que têm alguma pendência financeira têm o dia de hoje para procurar os bancos, já que amanhã as portas estarão fechadas.

 

Por isso, a Febraban orienta aos aposentados e pensionistas que façam saques em caixas eletrônicos 24 horas ou nas agências e em shoppings aeroportos e centros comerciais, sempre acompanhados por pessoas de confiança. Nos caixas, também é possível pagar contas, fazer saques e bloquear cartões.

 

Greve dos bancos: saiba onde pagar as contas

 

Aos demais clientes, a orientação é que utilizem algum dos diversos canais alternativos para o pagamento de contas como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco no celular, operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, em casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

 

Confira ainda no Repórter Amazônia desta segunda-feira (5): eleição para conselheiro tutelar em Manaus, no Amazonas, tem nova data; Procon Maranhão fiscaliza reajuste no preço dos combustíveis para evitar abusos; romarias do Círio de Nazaré sofrem alterações em Belém. E mais: Festival de Música na Estrada começa amanhã com shows e apresentações de teatro e dança.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 06/10/2015 - 10:30 e atualizado em 06/10/2015 - 06:43