Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Polícia Federal prende suspeitos de planejar ato terrorista no Brasil

Uma pessoa foi presa no Amazonas e outra em Mato Grosso na Operação

Polícia Federal prende suspeitos de planejar ato terrorista no Brasil. Uma pessoa foi presa no Amazonas e outra em Mato Grosso na Operação Hashtag que investiga a ligação de brasileiros com o estado islâmico.

 

Ao todo, dez suspeitos foram presos e, segundo o órgão, há indícios de que a quadrilha estaria planejando um atentado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A operação foi cumprida em outros oito estados: Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão, 19 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

 

O Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, explicou que as investigações começaram em abril e foram descobertos grupos em redes sociais, como WhatsApp e Telegram, onde os suspeitos trocavam mensagens. O ministro revela ainda que eles fizeram um juramento ao Estado Islâmico, uma espécie de auto-batismo.

 

Foram apreendidos celulares e computadores. O ministro afirma também que os suspeitos teriam comemorado, por exemplo, os ataques em Nice, na França, e em Orlando, nos Estados Unidos.

 

Apesar disso, Alexandre de Moraes garantiu que não houve nenhum contato desses brasileiros com o Estado Islâmico. Os suspeitos apenas se consideravam ligados ao grupo.

 

Eles ficarão presos por até 60 dias e devem responder pelos crimes de promoção de organização terrorista e realização de atos preparatórios de terrorismo. Se condenados, podem pegar, cada um, até 23 anos de prisão.

 

Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quinta-feira (21): Tocantins está em alerta devido a baixa umidade do ar; paralisação de auditores da Receita Federal causa atrasos na liberação de cargas no Porto de Manaus. E mais: crianças com autismo tem sessão especial de cinema em Belém, no Pará.

 

O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.



Carlinhos Cachoeira é preso em operação da Polícia Federal

Criado em 21/07/2016 - 22:34 e atualizado em 21/07/2016 - 19:54