Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mesmo com boias de contenção, lama atinge foz do Rio Doce no ES

No município de Mariana, em Minas Gerais, prossegue a busca por

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizou nesse domingo (22) as buscas por desaparecidos no desastre de Mariana, mas não foram encontrados corpos. Ainda são procuradas onze pessoas.

 

O trabalho contou com o reforço de 25 alunos da Academia de Bombeiros Militar, que continuaram com as buscas no Distrito Ponte do Gama. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve atenção especial para as áreas indicadas pelos cães nos trabalhos de sábado.

 

Ouça também:

 

Cadastro de ribeirinhos afetados por lama no Rio Doce começa nesta segunda

 

O Corpo de Bombeiros ressaltou que há áreas de difícil acesso, com mata fechada e relevo acidentado. Os militares também realizaram buscas nas áreas da Barragem de Fundão, onde foram encontrados três carros cobertos pelos rejeitos de mineração.

 

Nessa região, os bombeiros trabalharam com uma retroescavadeira da Samarco para abrir o acesso aos veículos. Houve, também, o apoio de um avião, que levou a equipe com os cães para o local.

 

Nesse final de semana, a lama de rejeitos de minério chegou ao mar, no Espírito Santo. As boias instaladas às margens do Rio Doce para proteger a vegetação na foz, ponto de desaguamento no mar, não conseguiram conter a lama. As boias instaladas pela Samarco são tradicionalmente usadas na contenção de vazamentos de óleo, por isso não se tinha certeza da efetividade da estratégia.

 

Segundo a empresa, foram instalados nove quilômetros de barreiras de contenção para proteger as áreas mais sensíveis em Regência, Distrito de Linhares, no Espírito Santo. A empresa informou que as boias foram eficientes quanto à quantidade de partículas presentes na água.

 

De acordo com a Samarco, a eficiência das barreiras instaladas nas áreas protegidas chegou a ser de até 80%, se comparadas a turbidez da água dentro do local de desaguamento no mar com o canal principal do Rio Doce.

 

A Barragem de Fundão, localizada em Mariana, rompeu no dia 5 de novembro, gerando enxurradas de rejeitos de mineração.

 

O Repórter Brasil destaca, ainda:

 

- Semana Nacional de Conciliação começa hoje.

- Maurício Macri é eleito presidente da Argentina.

- França oferece ajuda para segurança das Olimpíadas no Rio de Janeiro.

- Corinthians ergue taça do Brasileirão com goleada sobre o São Paulo.

 

O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Criado em 23/11/2015 - 11:48 e atualizado em 24/11/2015 - 10:00