Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação do Ibama combate garimpo ilegal em Terra Indígena no Pará

12 balsas, 12 escavadeiras hidráulicas e quatro motobombas foram destruídas

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 25/10/2017 - 12:00

Doze balsas foram destruídas pelo Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante operação de combate a garimpos ilegais para extração de ouro na Terra Indígena Kayapó, no Pará.

 

Índios

 

O trabalho foi realizado em três dias quando também foram destruídas 12 escavadeiras hidráulicas, quatro motobombas e um caminhão carregado de toras. De acordo com o Ibama, os agentes ambientais apreenderam ainda armas e 700 gramas de mercúrio.

Ouça no player abaixo:

 

Entre os infratores flagrados na área estava o presidente da Cooperativa de Garimpeiros de Ourilândia do Norte, João Costa Guerra. Ele era responsável por uma escavadeira usada para abrir nova frente de garimpo. Guerra será autuado pelo Ibama. Os documentos apreendidos vão ser encaminhados ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal

A reportagem não conseguiu contato com o presidente da Cooperativa.

O Ibama ressaltou que garimpos ilegais representam uma ameaça à saúde pública devido à contaminação por mercúrio, principalmente em regiões como a Amazônia, que têm a pesca como base de proteína alimentar.

Com pouco mais de três milhões de hectares, a Terra Indígena Kayapó abrange os municípios paraenses de Cumaru do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu.

Confira no Repórter Nacional - Amazônia:

- Projeto dos Correios transforma uniformes e malotes em roupas e sandálias

 

Criado em 25/10/2017 - 12:03

Mais do programa