Os quatro ex-secretários do governo do Amazonas presos por suspeita de corrupção foram transferidos nesta quarta-feira (03) para o sistema penitenciário estadual. Eles estão detidos desde o último domingo (31) e ficaram presos inicialmente na sede da Polícia Federal em Manaus.
Pedro Elias, Wilson Alecrim, Afonso Lobo e Evandro Melo são investigados em um inquérito que apura desvio de recursos da saúde pública no Amazonas. A transferência dos ex-secretários para o sistema penitenciário estadual estava prevista para terça-feira (02), mas foi adiada por conta da falta de efetivo da Polícia Federal para a escolta.
O ex-governador do estado, José Melo, permanece sob a custódia da Polícia Federal por determinação da Justiça, que analisa recursos da defesa. Ele também é acusado de desviar verbas da saúde pública. A defesa de Melo nega as acusações.
A defesa do ex-secretário Afonso Lobo aguarda a conclusão do inquérito para se manifestar, mas também considera as acusações inverídicas. Lobo receberá acompanhamento médico em razão de aneurisma pré-existente e aumento da pressão arterial. Tentamos contato com os advogados dos outros ex-secretários presos, mas não conseguimos retorno até o fechamento desta reportagem.
Confira outros destaques desta edição do Repórter Nacional - Amazônia (4):
- Morre, aos 84 anos, o bispo emérito Dom Heriberto John
- Tarifa branca de energia elétrica é oferecida desde 1º de janeiro