Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão no PA

A ação ocorreu entre os dias 18 e 29 de janeiro e foi a primeira realizada este ano

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 06/02/2018 - 15:29

​Cinco trabalhadores em situação degradante foram resgatados de uma fazenda de gado, em São Geraldo do Araguaia, no sul do Pará. A ação ocorreu entre os dias 18 e 29 de janeiro e foi a primeira realizada, este ano, pelo Grupo Especial de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo, do Ministério do Trabalho.

Segundo a pasta, os trabalhadores não possuíam o registro em carteira e recebiam salário inferior ao salário mínimo. Muitos dormiam em redes nas varandas e eram obrigados a arcar com as despesas de energia elétrica da fazenda. Também não recebiam alimento do empregador e a água que alguns deles consumiam, tinha coloração barrenta e era filtrada em panos.

Trabalho escravo

O Ministro do Trabalho informou que o dono da fazenda se comprometeu a regularizar a situação e pagou cerca de R$ 55 mil entre direitos trabalhistas e indenização por danos morais individuais.

Além disso, todos os trabalhadores receberam documentação para recebimento do Seguro Desemprego e foram encaminhados pela fiscalização para suas cidades de origem.

Ouça o programa no player.

Outros destaques desta edição:

- Colaborar com a elaboração de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial é a meta de conferência que está sendo realizada hoje no Tocantins

- Um convite à reflexão sobre o crescimento urbano na Amazônia é o que apresenta a Exposição Terra sem Mal, que será aberta amanhã em Belém

 

 

Criado em 06/02/2018 - 15:33

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa