Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça maranhense interdita matadouro em São Vicente Férrer

Local não possui qualquer tipo de licenciamento ambiental ou sanitário, segundo Ministério Público

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 08/03/2018 - 09:53

A ação do Ministério Público do Maranhão, que pediu a interdição do matadouro, se baseou principalmente em relatórios de inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária Municipal e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O MP afirma que desde quando a ação foi ajuizada, em 2012, o matadouro teve diversas oportunidades para se regularizar, mas nada foi feito.

O matadouro não possui qualquer tipo de licenciamento ambiental ou sanitário. Também não tem local apropriado para o descarte das carcaças dos animais abatidos. Isso, segundo o Ministério Público, atrai outros animais e insetos, o que acarreta a contaminação da água das áreas próximas. Foi constatada, ainda, a existência de rachaduras nas paredes das salas e equipamentos enferrujados, que colocam em risco a saúde dos trabalhadores.

A suspensão das atividades do matadouro deve durar até que o estabelecimento regularize o registro com os órgãos de inspeção e também que consiga as licenças ambientais necessárias.

O descumprimento da ordem judicial vai gerar multa de R$ 5 mil por dia. O dinheiro vai ser encaminhado ao Fundo de Defesa do Consumidor.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h40) desta quinta-feira (8):

 

Confira também nesta edição:

- Município de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, recebe a marcha das Margaridas

Criado em 08/03/2018 - 09:55

Mais do programa