A partir do dia 8 de abril, as contas de energia vão aumentar quase 14% para os consumidores de baixa tensão, que são residências e pequenos negócios, e 6% para consumidores de alta tensão, que é o caso das indústrias, por exemplo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou esta semana o quarto ciclo de Revisão Tarifária da Energisa Mato Grosso. A revisão tarifária é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da distribuidora. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente, o Reajuste Tarifário Anual, e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.
A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a Parcela B e pelos os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, que são a Parcela A. O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas partes.
O reajuste, segundo a Energisa é tem vigência até o dia 7 de abril de 2019. Mas as tarifas ainda podem variar, de acordo com a inflação. A próxima revisão tarifária da Aneel acontece em março de 2023.
Ouça também no Repórter Nacional - Amazônia:
- Novos abrigos serão criados em Roraima para acolher imigrantes venezuelanos.
Ouça no player abaixo: