O reajuste na tarifa de energia elétrica para os consumidores do Acre está em vigor a partir desta semana. Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a liminar que impedia o aumento. As Defensorias Públicas da União e do Estado estudam como recorrer da decisão e devem se posicionar até a próxima semana.
Em nota, a Eletroacre afirma que a legislação vigente no setor elétrico foi respeitada pelo tribunal e que os novos valores serão calculados a partir da tabela da Agência Nacional de Energia Elétrica. O aumento médio na tarifa de energia para o consumidor acreano deve ser de 21,29%. As contas residenciais e comerciais serão reajustas em 19,82%. Para o setor industrial, o aumento será de 38,04%.
A Eletroacre atribui o reajuste a um aumento no gasto com a geração de energia decorrente da redução nas chuvas, que levaram a um maior acionamento das usinas térmicas e consequente elevação nos custos. Em 2019, a empresa afirma que vai investir R$ 228 milhões em melhorias da rede de distribuição.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quinta-feira (31), às 7h55: