Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPF quer ações de proteção para antiga capital de Mato Grosso

Procuradores ressaltam que cidade possui aspectos culturais específicos, que foram ganhando novos significados ao longo do tempo

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 05/02/2019 - 12:25

A proteção do patrimônio cultural do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, é tema de uma ação civil pública do Ministério Público Federal contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo o MPF, o objetivo da ação é a construção de um plano para proteção e promoção do patrimônio cultural imaterial e material de Vila Bela.

Os procuradores ressaltam que a cidade possui aspectos culturais específicos, que foram ganhando novos significados ao longo do tempo. Entre os elementos, estão o canjinjin, inicialmente bebida alcoólica restrita aos dançantes do Congo; a dança do Chorado e a dança do Congo, realizadas na festa de São Benedito.

O MPF quer que o poder público se envolva não apenas transferindo recursos, mas que coordene um plano de promoção das manifestações culturais e conservação do acervo produzido anualmente.

O pedido também inclui um plano de proteção às edificações históricas da cidade, como as ruínas da Igreja Matriz de Vila Bela e do Palácio dos Capitães-Generais, com respectivo cronograma de execução das providências necessárias, considerando a urgência em sua realização.

Fundada em 1752, a Vila Bela da Santíssima Trindade foi capital de Mato Grosso até 1835, quando houve a transferência para Cuiabá.

O Iphan disse que ainda não foi notificado da ação e ainda não pode comentar o assunto da forma adequada.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia:


 

Criado em 05/02/2019 - 13:40

Mais do programa