15 de março é o Dia Mundial do Consumidor. Nesta sexta-feira, empresas aproveitaram a data para fazer promoções e estimular ainda mais o consumo. Mas para o defensor público do Pará, Cassio Bittar, o dia deveria ser mesmo é de reflexão sobre o consumo consciente.
O aumento do consumo tem gerado um fenômeno que afeta a população brasileira: o superendividamento. Dados divulgados pela Câmara dos Deputados apontam que seis em cada dez famílias estão endividadas no Brasil.
No Pará, o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública tem um programa permanente de atendimento ao consumidor superendividado. O programa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da educação financeira, além de realizar análise contábil e orientações sobre economia doméstica familiar.
A paraense Gisele Rodrigues é pensionista. Para reestruturar o orçamento, ela quebrou o cartão de crédito.
Nesta sexta-feira, o Procon do Pará divulgou o ranking das empresas que provocaram o maior número de reclamações dos clientes em 2018. Serviços de telefonia, fornecimento de água e energia estão no topo da lista.
Acompanhe outros destaques desta edição:
- Roraima registra redução de 34% nos casos de malária no primeiro bimestre do ano;
- Consumidor de Tocantins pode fazer reclamações ao Procon pelo Whatsapp;
- Secretaria da Juventude do Amapá faz campanha contra o uso de drogas
Clique para ouvir o Repórter Nacional - Amazônia: