A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informou nesta quarta-feira (6) que três detentos morreram e 14 fugiram na madrugada de terça-feira do Centro de Recuperação Penitenciária, localizado no Complexo de Santa Izabel.
Após avaliar a situação, a Susipe constatou que a superlotação é um dos principais motivos das fugas no local. O centro pode abrigar 685 internos, mas possui atualmente 1.201.
A superintendência informou que, neste ano, pretende aumentar para 1.027 o número de vagas na prisão, além de entregar novas unidades em Tucuruí, Abaetetuba e Redenção. O órgão também declarou que é preciso reforçar a segurança no complexo.
Por volta de 0h30 da terça-feira, presos do pavilhão 5 pularam a muralha que fica nos fundos da prisão, usando uma escada feita com madeira e lençóis emendados. Segundo a Susipe, eles contaram com apoio externo em aproximadamente três pontos, com suspeitos efetuando disparos de arma de fogo.
Os detentos também abriram dois buracos no pavilhão 3 e no solário do pavilhão 5, conseguindo fugir pela guarita 8. Houve troca de tiros com policiais militares e do Batalhão de Polícia Penitenciária. Um detento morreu durante a fuga e dois foram encontrados mortos durante a revista geral. Nenhum agente prisional ficou ferido.
Acompanhe outras notícias desta edição:
- Produtores rurais, indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia serão beneficiados com recursos do Fundo Verde para o Clima;
- EMPAER realiza visita técnica sobre flores tropicais em Acorizal
Clique no player para ouvir o Repórter Nacional - Amazônia: