A 17ª Semana de Vacinação das Américas será aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira no Sesc Arsenal, em Cuiabá. O evento é organizado pelo Ministério da Saúde, a Opas - Organização Pan-Americana de Saúde e pela OMS - Organização Mundial de Saúde.
O objetivo é debater questões sensíveis no âmbito da Saúde nas Américas. Além de especialistas do exterior e autoridades locais, a cerimônia de abertura vai contar com a presença do ministro. A pasta da Saúde informou que, na ocasião, ele vai apresentar o primeiro balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e anunciar a ampliação do público-alvo, que até a última sexta-feira (19) estava restrito a crianças e gestantes.
Mandetta também vai participar da cerimônia de inauguração da segunda etapa do Hospital Municipal de Cuiabá.
Segundo informações do governo mato-grossense, a realização do lançamento na capital foi uma sugestão do secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante recente encontro do Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O titular da pasta argumentou que a cidade está situada no centro geodésico da América do Sul, ou seja, na parte mais central do continente. A descoberta geográfica se deve ao famoso oficial do Exército Brasileiro, Cândido Mariano Rondon, o Marechal Rondon.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta segunda-feira (22) 7h55: