Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígenas prometem regularizar operação de balsa em município de MT

Ministério Público Federal e a Marinha deram um prazo de 60 dias para que os indígenas realizem as modificações necessárias

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 05/06/2019 - 07:55

Cerca de 20 lideranças indígenas Kayapó administram uma balsa nas proximidades do município mato-grossense de São José do Xingu, dentro do Parque Nacional do Xingu, que é de responsabilidade do governo de Mato Grosso.

A balsa fica próxima à rodovia MT-322, rota de escoamento de grãos e transporte de gado.

Denúncias de cobrança abusiva de pedágio por parte dos índios e inconstâncias nos horários de operação da balsa levaram a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística a chamar os indígenas para uma conversa, a pedido do Ministério Público Federal e da Marinha. O diálogo foi intermediado pela Funai.

De acordo com informações do governo mato-grossense, no encontro, o coordenador da Funai na região, Patxon Metuktire, também da etnia Kayapó, explicou que atualmente o funcionamento da balsa é coordenado por índios de até oito aldeias e que agora eles vão se adequar às recomendações.

Os indígenas, entre eles o cacique Raoni, liderança conhecida internacionalmente, garantiram que o serviço vai passar a ter preço fixo e horários regulares a partir da próxima semana.

O Ministério Público Federal e a Marinha deram um prazo de 60 dias para que os indígenas realizem as modificações necessárias na operação da balsa.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quarta-feira (05), às 7h55:

Criado em 05/06/2019 - 09:01

Mais do programa