Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estados da Amazônia Legal se mobilizam para prevenção e combate a queimadas

Governo federal apoia ações em andamento na região

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 30/08/2019 - 07:30

O Pará está em 1º lugar na Amazônia Legal no ranking de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com 58% dos focos, nesta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros do estado deu início esta semana à “Operação Fênix”. Uma tropa com 50 militares foi deslocada para os municípios onde há maior concentração de fogo. As ações já contam com o apoio das Forças Armadas.

Mato Grosso é o segundo em concentração de focos de incêndio na região, com quase 25%. Nesta semana, foi realizada no estado a operação integrada “Abafa Amazônia” para coibir e punir quem cometer crimes ambientais e provocar queimadas, que estão proibidas no estado desde 15 de julho. O balanço ainda será divulgado e outras operações serão realizadas no período de estiagem e do aumento das queimadas desde o dia de 23 de agosto. Os focos de incêndio são registrados tanto em áreas de floresta como urbanas. Por isso, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil promovem campanhas preventivas e pedem a colaboração da população, como ressalta o porta-voz dos dois órgãos, major Cláudio Falcão.

Em Rondônia, está em andamento a Operação Jequitibá com a participação de 70 profissionais do Corpo de Bombeiros, agentes do PrevFogo do Ibama e militares do Exército.

O Maranhão, que registra cerca de 1% das queimadas identificadas em toda a Amazônia Legal, investe em medidas preventivas

O mesmo trabalho de reconhecimento aéreo foi feito nessa quarta-feira no Amazonas para subsidiar as operações conjuntas entre as forças armadas e os órgãos ambientais e de segurança estaduais.

Tocantins, Roraima e Amapá, que têm os menores índices de queimadas, também realizam ações de combate e prevenção aos incêndios florestais.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h30) desta sexta-feira (30):

Criado em 30/08/2019 - 09:17

Mais do programa