Fazem parte da programação, ações educativas e de saúde. Técnicos da Sespa, a Secretaria de Estado de Saúde Pública, estão em portos da capital Belém orientando barqueiros para a importância da cobertura do eixo do motor, e usuários para a prevenção a esse tipo de acidente.
Hoje e amanhã, a equipe da pasta e representantes de faculdades parceiras estarão no Terminal Hidroviário e nos portos do Sal, Arapari e Palmeiraço.
Segundo a Sespa, as ações têm o apoio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental que também está atuando nos rios do Pará, com fiscalizações, orientações, doações de coletes salva-vidas e instalação gratuita de placas de ferro, que minimizam os riscos de acidentes envolvendo embarcações.
O escalpelamento acontece quando os cabelos se prendem ao eixo do motor e o couro cabeludo e algumas áreas do rosto são arrancados bruscamente.
Desde 2009, uma lei federal regulamenta a instalação de cobertura no volante e no eixo dos motores das embarcações visando à redução dos acidentes.
Só em 2019, 7 casos de escalpelamento foram registrados no Pará, mesmo número notificado em todo o ano passado. A maioria ocorreu em municípios com intensa movimentação de embarcações.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h30) desta quarta-feira (28):