Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Primeira indígena a ter o título de doutora na UnB volta ao Mato Grosso

A tese defendida, em julho deste ano, pela agora doutora Eliane Boronepá, trata sobre a cultura indígena na educação escolar

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 08/08/2019 - 13:53

Diante de uma educação que não era voltada para a cultura do seu próprio povo, a indígena Eliane Boronepá, da etnia Umutina, se viu desafiada a devolver o orgulho da cultura ao seu povo. Ela se tornou, há cerca de um mês, a primeira mulher indígena a ter o título de doutora em antropologia, pela Universidade de Brasília. Para Eliane, ocupar o ambiente acadêmico é uma forma de se posicionar, politicamente, a favor do movimento indígena.

A tese defendida, em julho deste ano, pela agora doutora Eliane Boronepá, trata justamente sobre a cultura indígena na educação escolarMas Eliane encontrou uma forma de contribuir para a manutenção da cultura de seu povo, não apenas com a tese.

Ela é professora em uma escola lá na comunidade de Umutina, a 15 quilômetros da cidade Barra do Bugres, em Mato Grosso.

Para Eliane, ter uma escola que leva para os estudantes a importância dos saberes tradicionais é uma forma de fortalecer a cultura e uma oportunidade que ela não teve enquanto criança.

Eliane agora serve de exemplo para outros indígenas que têm oportunidade de ingressar na UnB.

Hoje, o território em que ela vive possui cerca de 600 indígenas, de nove etnias diferentes. Eliane é formada em Ciências Sociais, pela Universidade estadual do Mato Grosso e é especialista em educação indígena. Assim como no doutorado, defendeu o mestrado pela UnB, na área de sustentabilidade de povos tradicionais. O resultado? Uma dissertação que virou livro, publicado no ano passado.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (12h30) desta quinta-feira (8):

 

Criado em 08/08/2019 - 14:05

Mais do programa