Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MT: Restabelecida licença de operação da Usina Hidrelétrica Sinop

Pelo acordo, a Sinop Energia, responsável pela hidrelétrica, terá que cumprir obrigações para reduzir e compensar impactos socioambientais.

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 04/10/2019 - 12:30

O Ministério Público Federal em Sinop, no Mato Grosso, entrou com um pedido de liminar, no final de setembro, para suspender a licença da usina.

A Justiça Federal aceitou o pedido até que fosse realizada a audiência de conciliação, que ocorreu nesta semana. Com o acordo firmado, a licença volta a valer.

Segundo informações do Ministério Público Federal, ficou acordado que a Sinop Energia, responsável pela hidrelétrica, terá que cumprir obrigações para reduzir e compensar impactos socioambientais.

De acordo com o MPF, entre outras medidas, a empresa terá que destinar R$ 4 milhões para projetos de prevenção ou reparação do meio ambiente; apoio a entidades de defesa ambiental; e depósitos em contas judiciais ou para outras finalidades relacionadas à proteção socioambiental.

A destinação dos recursos será definida pelo Ministério Público no prazo de 90 dias.

Em nota, a Sinop Energia informou que está pronta para cumprir as obrigações, da mesma forma que vem desenvolvendo 41 programas ambientais ao longo de cinco anos.

Disse também que não mede esforços para minimizar ou compensar acontecimentos dessa natureza e tem, como postura, comunicar imediatamente aos órgãos ambientais.

Ainda segundo a Sinop Energia, com o restabelecimento da licença de operação, a Unidade Geradora 2 da usina já está em pleno funcionamento.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia:

 

 

Criado em 04/10/2019 - 13:57

Mais do programa