O edital para a concessão da Floresta Nacional de Humaitá, sul do Amazonas, deverá ser lançado no primeiro semestre de 2020. Antes, a população deve ser ouvida.
Nessa quinta-feira (22), uma audiência pública em Humaitá apresentou a proposta e recolheu contribuições de representantes da sociedade civil.
O diretor de Concessão e Monitoramento do Serviço Florestal Brasileiro, Paulo Carneiro, destacou que, por meio da consulta, a população pode interferir e até alterar o formato do contrato. É o caso de comunidades tradicionais, que vivem próximas da área que está sob concessão.
Segundo Carneiro: “Essa comunidade pode continuar usando a floresta, extraindo açaí, castanha ou outros produtos não madeireiros e a gente, aí, proíbe a concessionária de usar esses produtos”
A Flona de Humaitá possui 468 mil hectares. Pela proposta, 65% da área podem ser disponibilizados a uma empresa para a extração de madeira da área, mediante pagamento. A empresa vencedora da licitação poderá firmar contrato de até 40 anos.
As contribuições sobre a concessão da Flona de Humaitá podem ser encaminhadas até o dia 10 de janeiro para ouvidoria do serviço florestal em um formulário na internet ou pelo telefone (61) 2028-7120. Também podem ser feitas pelo e-mail concessao.humaita@florestal.gov.br.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta segunda-feira (25) 7h30: