Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação Acolhida: Roraima recebe militares do Rio de Janeiro

Este é o primeiro dos oito grupos que serão levados para a região

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 19/11/2019 - 12:30

Aproximadamente 70 militares da área do Comando Militar do Leste embarcam para Roraima nesta quarta-feira (20), para contribuir com a força-tarefa logística e humanitária da Operação Acolhida. Este é o primeiro dos oito grupos que serão transportados pela Força Aérea Brasileira para formar o VII Contingente da operação no Norte do país.

Os cerca de 600 integrantes do Exército passaram por duas semanas intensivas de preparação para atuarem na operação humanitária que acolhe e interioriza refugiados venezuelanos na área de fronteira do estado de Roraima e na cidade de Manaus. Esse processo de interiorização permite que essas pessoas possam vier em outros estados brasileiros, com o apoio do governo federal

Os integrantes do Exército irão atuar em conjunto com militares da Marinha e da Força Aérea Brasileira, com integrantes de ministérios do governo federal, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), de organizações não-governamentais, além de agências civis e secretarias estaduais e municipais, sob coordenação do Ministério da Defesa.

A Operação Acolhida começou no dia 21 de março de 2018, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, que fazem fronteira com a Venezuela. O objetivo é receber imigrantes em situação de vulnerabilidade, provocada pela crise humanitária naquele país. Até o momento, foram acolhidos mais de 14 mil refugiados em abrigos.

Só na capital de Roraima foram instalados 11 abrigos com capacidade para seis mil pessoas. Recentemente, Manaus também recebeu um posto de triagem para facilitar a interiorização dos refugiados para outras cidades brasileiras.

Ouça esta e outras notícias no Repórter Nacional - Amazônia. Clique no player acima.

 

Criado em 19/11/2019 - 14:07

Mais do programa