A história da imigração de nordestinos para o Acre no Primeiro Ciclo da Borracha garantiu aos alunos da escola estadual integral Humberto Soares da Costa, em Rio Branco, a medalha de ouro na categoria “documentário” da Sexta Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O resultado foi divulgado no início desta semana em São Paulo. Mais de 171 mil trabalhos de todo o Brasil foram inscritos na competição.
Os ganhadores do prêmio foram os estudantes Eloís Eduardo do Santos, Raele Brito e Thomaz Oliveira e a professora Ynaiara Moura, que passou por capacitações para orientá-los no processo. Eles tiveram 2 meses para produzir o documentário e utilizaram apenas um celular.
A professora fala dos desafios para a realização do trabalho e da satisfação com o resultado na competição.
Além das medalhas, a professora Ynaiara foi premiada com uma viagem de Imersão Pedagógica Internacional e os alunos ganharam uma viagem cultural nacional. Os destinos ainda não foram definidos. A escola estadual integral Humberto Soares da Costa recebeu uma placa de homenagem e um acervo para a biblioteca.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta sexta-feira (13) 7h30: