O Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora, nesta terça-feira (14) 111 anos. A data, que sempre foi uma oportunidade para a população conhecer a Casa histórica e conferir espetáculos gratuitamente, desta vez, por causa da pandemia, terá uma comemoração virtual, incluindo apresentações, lives, exposições e atividades educativas.
A festa também é comemorada com depoimentos em vídeos, que já começaram a ser disponibilizados na internet, sobre a importância do Theatro Municipal e a cultura do país . Ao todo, 111 participações de artistas e funcionários da Casa serão publicados até o final do mês. Nora Esteves, primeira bailarina, comenta como fará falta o contato com o público neste ano,
A programação, nesta terça, terá lives às 11, 15 e 18 horas, pelas redes sociais do Theatro, para discutir os caminhos da cultura no pós-pandemia e o papel do Theatro Municipal. Uma releitura do espetáculo Lago dos Cisnes, chamada à Margem, com seis episódios, também estará disponível ao longo do dia. O público poderá, ainda, conferir uma edição especial com gravações de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Municipal, em 1910.
E, mesmo nesses novos tempos impostos pelo coronavírus, o parabéns está juntando muita gente. O cantor Gilberto Gil é um dos que aplaudem os 111 anos do Theatro Municipal. Também a atriz Glória Pires destaca o legado da Casa e deseja vida longa ao teatro.
Leila Lopes, que é camareira no Municipal há 30 anos, promete comemoração em dobro no ano que vem.
A celebração pelos 111 anos do teatro ícone do Rio também está realizando um concurso de fotografias, que convida à população a compartilhar, nas redes sociais, uma lembrança do teatro, que tenha sido tirada em alguma visita, ou espetáculo, com a hashtag #111anostheatromunicipal. As melhores fotos serão expostas nas redes da Casa e concorrerão a prêmios.
Outra iniciativa, do Centro de Documentação do Theatro Municipal, vai disponibilizar nesta semana a exposição sobre Antônio Francisco Braga, o primeiro maestro da Orquestra Sinfônica, com vídeos e fotos. A programação inclui ainda um Quiz educativo para crianças, com perguntas sobre importantes nomes da nossa cultura.
* Com a colaboração de Alana Gandra da Agência Brasil