Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OSB comemora 80 anos com concertos virtuais até outubro

Músicos farão concertos de casa

Repórter Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 18/08/2020 - 12:09

Um grande concerto on-line nesta segunda-feira (17), com a participação dos 72 músicos, marcou o início das comemorações pelos 80 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira. A temporada virtual será exibida nas páginas da OSB no Facebook e no Youtube e vai até outubro.

A programação foi dividida em séries. A primeira é a OSB 80 anos, com seis vídeos em homenagem a Haendel, a serem publicados um a cada dia, com gravações editadas dos músicos tocando de suas casas como se estivessem no palco. Os homens, por exemplo, usam casaca e as mulheres aparecem maquiadas.

A diretora-geral da Orquestra, Ana Flávia Cabral Souza Leite, diz que o desafio foi conectar os músicos, cada um em sua casa, e formar um conjunto virtual. O trabalho, segundo ela, está sendo feito desde março, quando decidiram adaptar as comemorações por causa da pandemia da covid-19.

Ana Flávia destaca que os primeiros dias foram muito difíceis, por causa da expectativa dos 80 anos da orquestra, a morte de um músico, vítima de infarto, e a apreensão com outro que contraiu a covid-19 e se recuperou.

Os concertos virtuais vão homenagear, ainda, Beethoven, Bach e Mozart. Já os compositores brasileiros, como Carlos Gomes e Villa-Lobos, serão lembrados na Série Clássica Brasileira, a última a ser exibida a partir de primeiro de outubro.

Com sonorização de Eduardo Monteiro, da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Cristiane Ribeiro.

Tags:  OSB

Criado em 18/08/2020 - 12:09

Mais do programa