Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores da UFRJ e PUC desenvolvem máscara que neutraliza ação do coronavírus

A previsão é de que a novidade seja apresentada em outubro

Repórter Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 11/08/2020 - 08:19

Pesquisadores avançam nos estudos para produção de um tecido capaz de dar maior proteção aos profissionais da área de saúde contra a covid-19. A previsão é de que a novidade seja apresentada em outubro.

Ouça no player.

 

Os estudos são resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Pontifícia Universidade Católica e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Os pesquisadores estão desenvolvendo materiais que, adicionados ao tecido normal de algodão, darão ao novo produto propriedades aprimoradas, que tornará sua capacidade de proteção semelhante a de uma máscara N95. As pesquisas envolvem também a inclusão de papel e de partículas que vão matar o novo coronavírus.

O vírus, normalmente, é transportado por meio de gotículas de saliva, que ao entrar em contato com esse tecido não conseguem penetrar e, mesmo que uma pequena parcela passe, nanopartículas vão garantir que o vírus não sobreviva.

Os testes para constatar a eficácia das nanopartículas estão sendo realizados no Laboratório de Microscopia Eletrônica do Inmetro. Caso seja comprovada, o país poderá ter acesso a uma tecnologia que proporcionará mais segurança e risco reduzido de contaminação, com custo-benefício acessível à sociedade.

O custo da máscara para os profissionais da saúde pode ser reduzido com a descoberta do tecido modificado, em comparação com uma N95. A meta é fabricar, no mínimo, 500 máscaras de tecido hidrofóbico por semana para serem doadas a esses profissionais.

Criado em 11/08/2020 - 08:19

Mais do programa