Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médica brasileira toma posse na diretoria da OMS em Genebra

Entre os principais desafios da nova diretora está a implementação de estratégias para garantir o acesso de medicamentos a quem precisa

Tomou posse nesta quarta-feira (1º), a médica brasileira Mariângela Simão, como diretora Geral Adjunta Assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça. Ela vai comandar a área de acesso a medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da entidade.

Em entrevista à Rádio ONU, Mariângela Simão conta que, durante a gestão, vai atuar de perto com governos e parceiros de países de língua portuguesa, sobretudo na avaliação da qualidade dos medicamentos.

Atuante há mais de 30 anos na saúde pública brasileira, Mariângela tem mestrado em saúde pública pela Universidade de Londres, no Reino Unido. O currículo da brasileira é vasto e tem passagens pelo Unaids, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, e pelo então Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, como diretora.

Entre os principais desafios da nova diretora está a implementação de estratégias para garantir o acesso dos medicamentos a quem precisa, principalmente, aqueles destinados à prevenção e ao tratamento da AIDS. Outra missão vai ser o desenvolvimento de novas vacinas para os vírus Zika e Ebola. A médica brasileira passa a compor uma equipe de liderança da OMS, composta por 60% de mulheres.

Criado em 01/11/2017 - 20:00 - Episódio Repórter Nacional Edição 18H

Mais do programa