Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parque dos Lençóis Maranhenses é novo candidato a patrimônio mundial natural

Dossiê foi enviado nesta quarta-feira (24) para a Unesco e candidatura será avaliada em 2020

Repórter Nacional

No AR em 25/10/2018 - 07:00

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2020. O Ministério do Meio Ambiente enviou nesta quarta-feira (24) um dossiê para a Unesco, instituição das Nações Unidas que trata de assuntos de Educação, Ciência e Cultura, formalizando a candidatura.

O documento defende que o Parque cumpre pelo menos três requisitos exigidos pela Unesco para ser declarado como patrimônio mundial: é uma área de beleza natural excepcional, detentora de processos geológicos significativos e ainda importante para a conservação da biodiversidade. Pelas regras da instituição, é preciso que o candidato cumpra apenas um dos requisitos.

A avaliação da candidatura do Parque dos Lençóis será feita em 2020 porque no ano que vem a Unesco já vai debater outra candidatura brasileira, Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que disputam conjuntamente o título.

Atualmente, o Brasil tem 21 patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco e sete deles são também patrimônios naturais, como o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as cataratas, e a Ilha de Fernando de Noronha.

O Parque Nacional dos Lençóis foi criado em 1981 e ocupa mais de 150 mil hectares no litoral do Maranhão. É o principal destino turístico do estado. E se engana quem acha que a região tem apenas dunas de areia branca e lagoas cheia de tons de azul e verde. A vegetação tem influência do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia, por isso, também conta com restingas e manguezais.

Ouça no Repórter Nacional:

- Presidenciáveis se mobilizam na reta final da campanha

- Após ataques, Força Nacional vai fazer segurança de agentes ambientais

- TCU autoriza publicação de edital para concessão de 12 aeroportos

- Comissão mista aprova MP que cria programa de incentivos ao setor automotivo

Criado em 25/10/2018 - 08:58

Mais do programa